sábado, 10 de novembro de 2018

Paulo Guedes tenta pressionar congresso pelo fim das aposentadorias e Eunicio se impõe:"Aqui ninguém dá prensa"



Presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), relata a conversa em tom ríspido que teve com o economista Paulo Guedes, futuro ministro da Economia de Jair Bolsonaro (PSL); Guedes pressionou o presidente do Senado a aprovar a reforma da Previdência; "Orçamento não é importante, importante é aprovar Reforma da Previdência", contou o presidente da Casa; "Se vocês não aprovarem tudo aquilo que nós queremos esse ano o PT volta. Se aprovar a reforma o Brasil vai crescer a 6%, se não aprovar o Brasil não vai crescer, eu vou culpar vocês'", ameaçou Guedes; Eunício reagiu: "Aqui ninguém dá prensa. Aqui você convence, discute, ganha, perde, agora prensa ninguém vai dar em mim"
Paulo Guedes tenta pressionar congresso pelo fim das aposentadorias e Eunicio se impõe:"Aqui ninguém dá prensa"
247 - O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), teve uma conversa em tom ríspido com o economista Paulo Guedes, futuro ministro da Economia do governo de Jair Bolsonaro (PSL). 
Como relatou Eunício ao site BuzzFeed, Guedes pressionou o presidente do Senado a aprovar a reforma da Previdência e minimizou a importância sobre a aprovação do Orçamento do governo para 2019. 
"Ele olhou para mim e disse que orçamento não é importante, importante é aprovar Reforma da Previdência", contou o presidente da Casa. O senador diz ter lembrado o "Posto Ipiranga" de Bolsonaro que a aprovação do Orçamento é pré-requisito para o recesso parlamentar, estabelecido pela Constituição.
"Ele me disse: 'vocês não aprovam orçamento, orçamento eu não quero que aprove não'. Mas não é o senhor querer, a Constituição diz que só podemos sair em recesso após a aprovação." Guedes o teria cortado: "'Não, eu só quero Reforma da Previdência. Se vocês não fizerem vou culpar esse governo, vou culpar esse Congresso e o PT volta, e vocês vão ser responsáveis pela volta do PT."
A pressão de Paulo Guedes continuou. Pelo relato de Eunício, Guedes teria insistido com a história do PT voltar se a Reforma da Previdência não passasse. Segundo ele, Paulo Guedes subiu a aposta na conversa. "[Ele me disse:] 'se vocês não aprovarem tudo aquilo que nós queremos esse ano o PT volta. Se aprovar a reforma o Brasil vai crescer a 6%, se não aprovar o Brasil não vai crescer, eu vou culpar vocês'", contou.
O mal-estar aumentou depois da solenidade, quando Guedes disse aos jornalistas que a população tinha de dar uma "prensa" no Senado para votar a Previdência. "E ele foi lá para a porta (do Ministério da Fazenda) e disse que tem que dar uma prensa. Eu digo que aqui ninguém dá prensa. Aqui você convence, discute, ganha perde, agora prensa ninguém vai dar em mim", afirmou.
Na leitura de Eunício e senadores próximos, ao falar em "prensa", o ministro que ainda nem tomou posse estava querendo atropelar o Poder Legislativo, que é independente. "Enquanto eu for presidente ninguém diz aqui o que vamos fazer, quem diz aqui é o dedinho de cada um, que pode votar não, sim ou abstenção", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário